Telefone 45 . 3036 - 5737
Energia da EnerDinBo já chega a empresas em período de testes

Energia da EnerDinBo já chega a empresas em período de testes

A EnerDinBo, usina híbrida de biogás e fotovoltaica localizada em Ouro Verde do Oeste, traz contribuições que vão muito além de permitir que as luzes sejam acesas ou os eletrodomésticos funcionem: ela produz energia a partir da luz do sol e dos dejetos de suínos, um gritante passivo ambiental na região. A usina já deu início à produção, em outubro do ano passado, e o repasse às empresas interessadas está em fase de testes: uma cooperativa parceira compra a energia da usina e faz a distribuição. 

A estimativa é de que o uso da energia híbrida possibilite o abatimento de uma conta de luz ao ano. Quem aderir à cooperativa não terá custo para que esse desconto seja efetuado. Só os dejetos de suínos são capazes de gerar hoje 1 megawatt/hora, o que é suficiente para abastecer cerca de 2.500 residências. A intenção é ampliar a produção para 2,5 megawatt/hora, para alcançar o equivalente a 6 mil residências. 

Por enquanto, 12 empresas recebem a energia da EnerDinBo, por intermédio da cooperativa parceira. A energia chega através da rede de distribuição da Copel. A usina está ligada à rede da companhia e as empresas também, portanto, para distribuição é utilizada a mesma rede já existente.