Telefone 45 . 3036 - 5737
Comitiva gaúcha visita usina de biogás no oeste do Paraná

Comitiva gaúcha visita usina de biogás no oeste do Paraná

A EnerDinBo é a primeira usina híbrida de energia fotovoltaica e biogás do país e  sabe a importância de tratar o cocô de porco e transformá-lo em biogás. Quando não são tratados, os resíduos vão para o solo e chegam ao lençol freático. Essa é uma das principais razões que fazem do biogás uma alternativa energética sustentável e não intermitente, sendo armazenado e disponível 24 horas por dia.

Em busca de novos conhecimentos, o prefeito da cidade de Encantado-RS e outras autoridades da Secretaria de Agricultura, Secretaria de Tecnologia e Desenvolvimento, EMATER, Sindicato Rural e Cooperativa visitaram a EnerDinBo nesta segunda-feira, dia 23. A equipe andou pelo espaço, conheceu os processos e pôde tirar suas dúvidas.

A comitiva veio da cidade gaúcha que ficou conhecida pela construção do Cristo Protetor. O monumento terá 43 metros de altura e será cinco metros mais alto que o original carioca, com vista para o Vale do Taquari.

Com a construção do monumento, algumas mudanças serão feitas já que nas proximidades existem diversos produtores de suínos, afirma o prefeito Jonas Calvi. “Próximo ao Cristo, existem vários suinocultores. Estamos em busca de alternativas para que possamos ter na região uma qualidade de vida agregada ao contexto do Cristo Protetor”.

Com 60 mil suínos na cidade e 22 mil habitantes, a equipe busca preservar a natureza e trabalhar harmonicamente, incentivando o produtor e o turismo.

Após a visita à usina, Luciano Moresco, presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale Taquari, que soma 36 municípios, conta como é importante auxiliar a natureza e fomentar a criação dos suínos. “Esse exemplo precisa ser replicado porque ele olha para fatores indispensáveis, como a produção de alimentos, mas ajuda a fazer tudo de forma sustentável”, completa Luciano.