Telefone 45 . 3036 - 5737
Como funciona uma usina de biogás que usa dejetos suínos?

Como funciona uma usina de biogás que usa dejetos suínos?

Transformar problema em solução, danos em benefícios, preocupações em evolução. É o que a EnerDinBo, proprietária da 1ª usina híbrida de biogás e energia fotovoltaica em grande escala do país, já está possibilitando.

O sistema fotovoltaico já é mais conhecido dos brasileiros e faz uso de placas solares para gerar energia elétrica. Mas como é o processo para gerar o biogás?

Quem explica é o diretor técnico da usina, Thiago González: “Vamos até a propriedade dos suinocultores parceiros e coletamos os dejetos dos suínos sem custo, trazemos para a usina e fazemos uma separação da fração líquida e da fração sólida, porque o que interessa é o que tem de sólido para produção do biogás, e garantimos a retirada dos dejetos, que são inerentes à atividade. Depois, os resíduos entram nos chamados biodigestores que são ambientes sem a presença de oxigênio e ali o material passa por quatro fases até chegar ao produto final: biogás com 65% a 70% de metano, 25% a 30% de gás carbônico e demais gases como oxigênio e nitrogênio. O que a gente almeja é essa concentração maior de metano, que potencializa a geração da energia elétrica”.

Todo esse biogás produz energia que é injetada na rede de distribuição da Copel, Companhia Paranaense de Energia, e distribuída para usuários de todo estado que têm alto consumo energético. Só os dejetos de suínos são capazes de gerar hoje 1 megawatt/hora, o que é suficiente para abastecer cerca de 2.500 residências. A intenção é ampliar a produção para 2,5 megawatt/hora, para alcançar até 6 mil residências.